O cálculo do índice de aproveitamento de energia elétrica, gás ou de comunicações é obtido através do comparativo entre a quantidade total consumida frente a quantidade efetivamente destinada ao processo de industrialização da Empresa:
Faz-se um levantamento observando-se o comportamento de consumo ao longo de um período tecnicamente dimencionado, para que se tenha o tratamento estatístico visando uma apuração consistente:
- Análise do consumo energético, apontando-se inclusive consumos atípicos, em respeito ao rigor estatístico que cada caso requer;
- Levantamento de equipamentos da Empresa, suas características e forma de operação;
- Cruzamento de dados, identificações estatísticas e outras metodologias compatíveis com o estudo.
Todos os procedimentos observam a legislação em vigor, bem como o rigor estatístico e técnico aplicável a especificidade de cada caso.
Este percentual deverá ser aplicado para fins de aproveitamento do crédito do ICMS, uma vez que baseia-se em consistentes critérios de engenharia e estatística, que permite a correta apuração do valor devido de aproveitamento do crédito do imposto.
Como facilitador contábil dos lançamentos mensais, fornecemos juntamente com o Laudo, um sistema automatizado e personalizado para sua Empresa. Este sistema contempla todos os índices apurados bem como, todas as alternativas de cobrança por parte da concesionária.
É a CLC contribuindo para sua tranquilidade.